Especialidades

Cardiologia

O médico especialista em cardiologia é responsável pelo estudo, diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças que acometem o coração bem como outros componentes do sistema cardiovascular e circulatório.

O profissional dessa área realiza também acompanhamentos e trabalhos de reabilitação de pacientes, além de indicações para a adoção de hábitos saudáveis e mudança de comportamentos considerados prejudiciais à saúde.

Conheça algumas das doenças tratadas pelo especialista:

Hipertensão Arterial Sistêmica (Pressão alta)

Popularmente conhecida como “pressão alta”, a hipertensão é caracterizada pelo aumento da pressão sanguínea nas artérias. O problema exige que o coração exerça um maior esforço para fazer com que o sangue seja distribuído pelo corpo.

Apesar de 90% dos casos serem hereditários existem fatores agravantes como: estresse, obesidade, alcoolismo, tabagismo, falta de atividade física e elevado consumo de sal.

O tratamento do problema é baseado na adoção de hábitos e alimentação saudáveis, além da prática de atividades físicas.

Doença Arterial Coronária (DAC)

A doença arterial coronária (DAC), é caracterizada pelo estreitamento das artérias que fornecem sangue para o coração.  O problema geralmente é resultado de uma doença primária como colesterol alto, hipertensão e obesidade.

O estreitamento das artérias tem como consequência um fluxo sanguíneo reduzido e uma queda no volume de oxigênio que chega até o coração, esse baixo volume de oxigênio leva o paciente a sentir dores leve ou severas no peito, que podem se irradiar para braços e maxilar.

O diagnóstico é dado com base em um ECG e o tratamento é realizado via medicamento, podendo ser necessária intervenção cirúrgica.

Arritmia Cardíaca

Caracterizada pela falta de ritmos nos batimentos cardíacos, a arritmia cardíaca pode ser sintoma de uma doença primária ou desequilíbrio do próprio órgão.

A arritmia pode ser classificada como: taquicardia, quando o ritmo é acelerado e bradicardia, quando o ritmo é lento demais. Ambas as classificações se agravadas, podem levar ao colapso do coração.

São sintomas da arritmia cardíaca: palpitações no coração, queda de pressão, fadiga, falta de ar, desmaios, enjoos e vertigem.

O tratamento do problema é realizado com base no histórico do paciente e na evolução do problema, podendo ser necessária a realização de uma intervenção cirúrgica.

Caso sinta necessidade de agendar uma consulta com um médico cardiologista no Rio de Janeiro, agende uma consulta conosco. Estamos prontos para recebê-lo.

Open chat