Especialidades

Gastroenterologia

O médico gastroenterologista é responsável pelo estudo, diagnóstico e tratamento clínico das doenças que afetam o aparelho digestivo, isso inclui: esôfago, estômago, vesícula biliar, pâncreas, fígado e toda a extensão dos intestinos.

Por estar ligada a diversos órgãos, a gastroenterologia se relaciona com outras especialidades clínica.

Conheça algumas das doenças tratadas pelo especialista:

Refluxo

O refluxo gastroesofágico é caracterizado pelo retorno involuntário e repetitivo do conteúdo do estômago para o esôfago. O problema é comum em crianças e na maioria dos casos desaparece de maneira espontânea.

Os sintomas do refluxo são: azia, queimação, ardência na garganta, tosse seca, dor torácica intensa e doenças pulmonares de repetição como pneumonia. 

O tratamento do refluxo pode ser clínico ou cirúrgico. O clínico inclui além da administração de medicamentos e uma dieta restritiva, uma série de hábitos que buscam amenizar o retorno do conteúdo para o esôfago.

Pancreatite

A pancreatite é um problema associado a inflamação do pâncreas, que pode ser aguda ou crônica. O consumo de álcool está diretamente ligado tanto a pancreatite aguda como a pancreatite crônica.

Sintomas pancreatite aguda: dor abdominal, náuseas, vômitos e icterícia

Sintomas pancreatite crônica: dor, diarreia e diabetes.

O tratamento da pancreatite é clínico para ambos os tipos, entretanto requer internação hospitalar, pois é preciso repouso até que a inflamação regrida. É recomendado o uso de analgésico e adoção de uma dieta à base de hidratos de carbono.

Gastrite

A gastrite é a inflamação aguda ou crônica da mucosa que reveste as paredes internas do estômago. O problema pode acometer parte da mucosa estomacal ou toda ela.

Os sintomas da gastrite, além da inflamação são: dor circunscrita, perda de apetite, azia ou queimação, náuseas e presença de sangue ao vomitar ou evacuar.

Por se tratar de um problema secundário, o tratamento da gastrite leva em consideração a doença primária, entretanto medicação ministrada via oral costuma ter resultados bastante satisfatórios.

Caso sinta necessidade de se consultar com um médico gastroenterologista no Rio de Janeiro, agende uma consulta conosco. Estamos prontos para recebê-lo.

Open chat