Especialidades
Gastroenterologia
O médico gastroenterologista é responsável pelo estudo, diagnóstico e tratamento clínico das doenças que afetam o aparelho digestivo, isso inclui: esôfago, estômago, vesícula biliar, pâncreas, fígado e toda a extensão dos intestinos.
Por estar ligada a diversos órgãos, a gastroenterologia se relaciona com outras especialidades clínica.
Conheça algumas das doenças tratadas pelo especialista:
Refluxo
O refluxo gastroesofágico é caracterizado pelo retorno involuntário e repetitivo do conteúdo do estômago para o esôfago. O problema é comum em crianças e na maioria dos casos desaparece de maneira espontânea.
Os sintomas do refluxo são: azia, queimação, ardência na garganta, tosse seca, dor torácica intensa e doenças pulmonares de repetição como pneumonia.
O tratamento do refluxo pode ser clínico ou cirúrgico. O clínico inclui além da administração de medicamentos e uma dieta restritiva, uma série de hábitos que buscam amenizar o retorno do conteúdo para o esôfago.
Pancreatite
A pancreatite é um problema associado a inflamação do pâncreas, que pode ser aguda ou crônica. O consumo de álcool está diretamente ligado tanto a pancreatite aguda como a pancreatite crônica.
Sintomas pancreatite aguda: dor abdominal, náuseas, vômitos e icterícia
Sintomas pancreatite crônica: dor, diarreia e diabetes.
O tratamento da pancreatite é clínico para ambos os tipos, entretanto requer internação hospitalar, pois é preciso repouso até que a inflamação regrida. É recomendado o uso de analgésico e adoção de uma dieta à base de hidratos de carbono.
Gastrite
A gastrite é a inflamação aguda ou crônica da mucosa que reveste as paredes internas do estômago. O problema pode acometer parte da mucosa estomacal ou toda ela.
Os sintomas da gastrite, além da inflamação são: dor circunscrita, perda de apetite, azia ou queimação, náuseas e presença de sangue ao vomitar ou evacuar.
Por se tratar de um problema secundário, o tratamento da gastrite leva em consideração a doença primária, entretanto medicação ministrada via oral costuma ter resultados bastante satisfatórios.