Especialidades

Oftalmologia

O médico oftalmologista é responsável pelo estudo, diagnóstico e tratamento de doenças que podem vir a afetar os olhos, seus anexos e à refração.  

Devido ao alto grau de complexidade que pode existir nos problemas que afetam a visão, o oftalmologista pode ser clínico ou cirúrgico.

Conheça algumas das doenças tratadas pelo especialista:

Miopia

A miopia uma doença caracterizada pelo embaçamento de visão para distâncias mais longas, prejudicando atividades comuns como dirigir.

O problema é causado devido a um erro refrativo no globo ocular e pode vir acompanhada de dor de cabeça e semicerrar dos olhos.

O tratamento leva em consideração o perfil do paciente, podendo ser recomendado o uso de óculos, lentes de contato ou cirurgia refrativa.

Astigmatismo

Devido a irregularidades na córnea, o astigmatismo causa o efeito de distorção nas imagens percebidas pelo olho, resultando no embaçamento da visão tanto para perto, como para longe.

Os sintomas do astigmatismo são além do embaçamento, dores de cabeça e semicerrar dos olhos.

O tratamento pode ser realizado em três vertentes: uso de óculos, lentes de contato ou cirurgia refrativa.

Catarata

A catarata é caracterizada pela opacidade parcial ou total do cristalino e tem como principal sintoma uma perda visual progressiva, tanto para perto quanto para longe. Essa perda de visão pode ser uni ou bilateral, podendo vir acompanhada de queixas na perda do contraste das cores e trocas frequentes do grau dos óculos, porém sem melhor na qualidade de visão.

O tratamento da catarata é cirúrgico, não existem colírios ou qualquer outro tratamento clínico para corrigir a opacidade do cristalino.

Caso sinta necessidade de se consultar com um médico oftalmologista no Rio de Janeiro, agende uma consulta conosco. Estamos prontos para recebê-lo.

Open chat