Especialidades

Proctologia

Também conhecida como colo-proctologia, a Proctologia é a especialidade responsável pelo estudo, diagnóstico e tratamento de todas as doença e afecções que acometem o trato digestório terminal, composto pelos órgãos: intestino delgado, intestino grosso, reto e ânus.

O médico proctologista possui competência para tratar pacientes tanto de maneira clínica, como de através de intervenção cirúrgica.

Conheça algumas das doenças tratadas pelo especialista:

Hemorróidas

A hemorróida é uma doença caracterizada pela inflamação de veias ao redor do ânus ou do reto. O problema pode ter diversas causas como gravidez, obesidade, sedentarismo, dieta pobre em fibras, pouca ingestão de líquidos e obstipação (prisão de ventre).

Os sintomas são: coceira (provocada pelo inchaço), sangramento, dor ou ardor durante a evacuação e saliência palpável no ânus.

Existem três possíveis tratamentos para o problema, tópico ou local, cirúrgico ou ligadura elástica. O tipo de tratamento é dado com base no histórico do paciente e na evolução do problema.

Fissuras anais

A fissura anal é caracterizada por um corte ou ferida localizada no tecido da borda anal (parte externa do ânus). As causas do problema podem ser: excesso de força na hora de evacuar, diarreia, prisão de ventre e outras doenças.

Os principais sintomas do problema são a dor provocada pela fissura e sangramento moderado. O paciente também pode sentir ardor ao sentar-se.

O tratamento busca aliviar os sintomas até a total cicatrização da fissura, não necessitando de cirurgia. Recomenda-se a utilização de analgésicos, aplicados na região anal e banho de assento morno após cada evacuação. 

Câncer de intestino

O câncer de intestino é o nome dado aos tumores que abrangem parte do intestino grosso, reto e ânus. Se detectado precocemente, o problema é tratável e caso não haja metástase, possui alta chance de cura.

Os sintomas do câncer de intestino são: sangue nas fezes, alteração do hábito intestinal, dor abdominal, fraqueza, anemia, perda de peso, alteração na forma das fezes e massa abdominal (tumoração).

O tratamento inicial é realizado por meio de intervenção cirúrgica, sendo seguido de radioterapia (associada ou não a quimioterapia). Após o tratamento é de extrema importância que o paciente realize acompanhamento médico constante.

Caso sinta necessidade de se consultar com um médico proctologista no Rio de Janeiro, agende uma consulta conosco. Estamos prontos para recebê-lo.

Open chat