Especialidades

Urologia

O médico urologista é responsável pelo estudo, diagnóstico e tratamento de todas as doenças que afetam o sistema urinário, tanto em homens com mulheres. O sistema urinário inclui órgãos como a bexiga e os rins e canais como a uretra e ureteres.

O urologista é também habilitado para o cuidado do sistema reprodutor masculino, incluindo órgãos como a próstata, testículo, pênis etc.,

Conheça algumas das doenças tratadas pelo especialista:

Bexiga hiperativa

A bexiga hiperativa é um problema caracterizado pela urgência na necessidade de urinar, prejudicando o desempenho durante o dia e o sono durante a noite.

Dentre os sintomas do problema, destacam-se 4: urgência urinária, noctúria, aumento na frequência de idas ao banheiro e incontinência urinária. Apesar de estar dentre os principais sintomas, a incontinência nem sempre se manifesta.

A urgência é o principal sintoma do problema, sendo caracterizado pelo desejo súbito e compulsivo de urinar, é considerada urgência urinária aumentada quando o paciente realizar em 24 horas, mais de 8 micções.

O tratamento é divido em três estágios, no primeiro estágio o paciente é instruído a realizar um treinamento no músculo e controlar a ingestão de líquidos. No segundo estágio entram medicamentos, caso o problema não seja resolvido nos dois primeiros estágios, o paciente pode se candidatar a realizar uma injeção botulínica tipo A no extrusor.

Cálculo Renal (Pedra nos rins)

Popularmente conhecido como pedra nos rins, o cálculo renal é uma condição marcada pela formação de pedras que obstruem o sistema urinário.

Por funcionarem como filtros, os rins recebem diversos elementos além de água, as pedras se formam quando existe uma grande quantidade de elementos para filtração, porém pouco líquidos para dissolvê-los.

A condição é caracterizada pela dor intensa e sangue na urina, entretanto náuseas, vômitos e vontade de urinar a todo momento, também são sintomas. 

O tratamento varia de acordo com o tamanho da pedra. Quando pequena a pedra costuma se expelir sozinha, para isso é recomendado o aumento na ingestão de líquidos. Quando grande é necessário fragmentar o cálculo, viabilizando sua eliminação.

Cistite

Caracterizada pela inflamação da bexiga, a cistite é causada por uma bactéria com importante papel para digestão e que está presente no intestino. Devido a diferenças anatômicas, o problema acontece mais em mulheres do que em homens.

Os sintomas são: necessidade de urinar com frequência, pouco volume de urina, dor durante a micção, febre, dor na bexiga, costas e baixo ventre. Em casos mais graves a presença de sangue na urina também pode ser um sintoma.

O tratamento requer o uso de antibióticos ou quimioterápicos, variando de acordo com o tipo de bactéria causadora do problema.

Caso sinta necessidade de se consultar com um médico urologista no Rio de Janeiro, agende uma consulta conosco. Estamos prontos para recebê-lo.

Open chat